NOUVELLE VAGUE

Opinião
Richard Linklater é conhecido pela trilogia do Antes… , por Boyhood e por transitar, nesses projetos, pelo tempo real da vida. É como se a ficção e a realidade se mesclassem e nós, espectadores, tivéssemos o privilégio de poder observar — e se identificar.
Em NOUVELLE VAGUE essa lógica é igual, mas diferente. Viajamos pra 1959 pra sermos testemunha da filmagem de O Acossado, em plena França do movimento que mudou a maneira de contar histórias no cinema, com realismo e consciência social, instaurando o cinema de autor, como ferramenta de transformação do mundo.
Linklater faz literalmente um making of. Com um elenco que reúne atores fisicamente parecidos com as figuras principais daquela época, temos Godard, Jean Seberg, Truffaut, Belmondo bem representados. Quem mais você imaginar, estava lá. A França fervendo de ideias, inovações e contra-cultura.
Lembrando que Linklater é americano e ousa mostrar sua versão deste momento absolutamente francês, que autorizou um cinema autoral, contra a hegemonia comercial justamente americana. Ousa apresentar em Cannes! Ainda bem! NOUVELLE VAGUE inclusive tem um didatismo importante quando se pensa na reconstituição de uma época definitiva na cultura francesa e mundial.
Comentários