EU, VOCÊ, OS OUTROS – Toi, Moi, Les Autres

Opinião
Divertido, com toque de musical para ilustrar e dar leveza a duas histórias paralelas – que, obviamente, acabam se entrelaçando. Uma delas é a questão dos imigrantes ilegais na França, vindos das antigas colônias do norte da África; a outra, um romance entre um jovem sem objetivos, acomodado, de uma família rica parisiense e Leila (Leïla Bekhti, também em O Profeta, Paris – Eu Te Amo), uma estudante de Direito, de origem árabe, bastante ativa na questão da regularização dos ilegais.
Não há um tom político forte, muito embora seja explícita a questão da morosidade e da falta de vontade política de regularizar os papéis de milhares de famílias que moram, trabalham e estudam no país. Nem predomina o tom social, embora também toque nesse ponto da mistura de raças e origens sociais, numa França (e numa Europa) multirracial, com diferenças de classes evidentes, assim como estilos de vida – em Paris e na periferia. O que predomina é a questão emotiva: a escolha que Gab, o garoto rico, faz pela menina simples que é Leila, deixando de lado o bom partido que é sua noiva, e a amizade, já que há um movimento de defesa por aqueles que sofrem com a falta de assistência e com a burocracia da imigração.
Gostei da opção da diretora de intercalar canções francesas famosas (a que me ocorre agora é Et Si Tu N’existais Pas), com dança e interpretação. Uma história leve, quase uma fábula. Sem falar no sempre lindo cenário que a Cidade Luz proporciona.
1 nov / 15h40 – ESPAÇO UNIBANCO AUGUSTA
* Sala 3
Rua Augusta, 1475, Cerqueira César / CEP: 01305-100 / TEL.: 3288-6780.
3 nov / 15h00 – CINEMATECA
* Sala PETROBRAS
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino / CEP: 04021-070 / TEL: 3512-6111.
Comentários