OS CROODS – The Croods

Cartaz do filme OS CROODS – The Croods
Ano de lançamento:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Soube de professor de História que sugeriu que as crianças assistissem a Os Croods – e não só para se divertir, mas também para pensar um pouco sobre o tempo em que o homem vivia nas cavernas. Alunos do sexto ano que estão começando a enveredar pela história da humanidade na sua linha cronológica acadêmica podem ver na história dessa família como era (ou como imaginamos que seria) a sobrevida, a luta por alimentos, o conceito de preservação da espécie e do raciocínio involuntário de ‘quanto-menos-risco-melhor’.

Considerando, é claro, que se trata de uma animação minuciosamente pensada e deliciosamente roteirizada (incluo aqui as pérolas do texto, das questões emblemáticas da adolescência e dos relacionamentos interfamiliares), Os Croods são uma versão do que seria a Idade da Pedra com humor e sofisticação. Não só no campo da busca por alimentos, da vida na escuridão, da descoberta da luz em forma de fogo como uma “opção” quando não houver sol, mas também do comportamento.

A família vive na caverna para se defender contra predadores e preservar a espécie. São os únicos sobreviventes de um mundo prestes a ser engolido pelos fortíssimos terremotos, separação dos continentes e criação de um mundo cheio de novidades. Abandonar o medo e aceitar o novo é a palavra de ordem difícil de ser absorvida pela patriarca, que defende a família literalmente com unhas e dentes.

Criativo e muito bem cuidado em todos os seus detalhes, encanta crianças e adultos com aqueles graças realmente bem delineadas, com que todas as famílias se identificam. Os Croods são uma família como as nossas: com medo das inovações que nos assolam todos os dias, que nos forçam a sair da zona de conforto, que colocam em risco os mais queridos. A única diferença é que vivem nas cavernas.

Mas até isso é interessante: quando a gente cerca e superprotege um filho demais da conta, não estamos tentando fazer com que ele viva na escuridão, na zona de conforto, dentro das nossas expectativas e daquilo que conseguirmos controlar? Aceitar e caminhar em direção ao sol é um desafio de toda a humanidade. Em qualquer tempo. Mas devaneios a parte, Os Croods é para qualquer idade.

Trailers