
Quem estiver passando pela Av. Europa, em São Paulo, com um pouco de tempo livre, pode fazer um programa interessante e dar uma quebrada no dia. Foi o que eu fiz. A exposição de Jessica Lange, a atriz e fotógrafa, não demanda muito tempo. A não ser que você embarque na nostalgia e no clima triste das imagens da expo Coisas que eu vejo e México. Aí, da para investir um bom tempo. Mas se for para passar os olhos, apreciar uma foto bem tirada, um olhar diferenciado sobre aquilo que é absolutamente normal, ausente de brilho ou destaque, beleza ou esplendor, você vai ser bem servido.
Sim, porque a ficha cai depois. Além de esteticamente lindas e densas, as 135 fotos em preto e branco trazem um conteúdo entristecido de crianças apáticas, adultos indiferentes e a tristeza mascarada de alegria na série sobre o Carnaval em Chiapas, no México: Os Cinco Dia sem Nome. Um acervo bonito e profundo, certamente selecionado pelo olhar feminino que se compadece da desesperança humana.
Com esse repertório de 20 anos de imagens, a atriz de filmes como Totsie e Flores Partidas mostra sensibilidade de sobra. Um pulo no MIS e você vai entender do que se trata. Parece fácil fotografar o comum, mas só parece.
PROGRAME-SE:
QUANDO: de 11/fev a 05/abr/2015
terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
Telefone: 11 2117 4777
Comentários