A TRAMA – L’atelier

Cartaz do filme A TRAMA – L’atelier

Opinião

Os diálogos de Laurent Cantet são imbatíveis. E diálogos entre pessoas que, teoricamente, se reúnem para compor um todo, formar uma unidade, mantendo sua individualidade. Liderados por uma escritora famosa, um grupo de jovens participa de um workshop de literatura. O objetivo é escrever um romance, mas pra isso é preciso brainstormings, pesquisa, desenvolvimento de personagens – um caldeirão de experiências perfeito pra trazer à tona as diferenças de opinião, cultura, expectativas em relação à vida e ao outro. Gatilho ideal dos conflitos que são a cara dos problemas que enfrentamos na sociedade contemporânea e, neste caso específico, a francesa.

Cantet também é o diretor do sublime Entre os Muros da Escola, que levou a Palma de Ouro em 2008 e discute, na sala de aula, a realidade dos adolescentes numa escola na periferia de Paris; dirige Foxfire – Confissões de uma Gangue de Garotas, que mostra a postura das garotas dos anos 50 que precisam se impor diante dos abusos masculinos; e de Retorno a Ítaca, que reúne amigos antigos que não se veem faz tempo, que voltam à Cuba e lavam roupa suja do passado. Em todos, os diálogos de Cantet são precisos, cheios de emoção e razão, do subjetivo e do objetivo na medida do que realmente sentimos e pensamos, retrato do perfil do grupo, da convivência, do mecanismo de união de pessoas que formam uma microcosmos social. Por isso constrói tão bem a realidade e as dificuldades humanas. A Agenda, também ótimo, é mais individual – sobre o trabalho, as obrigações, a rotina e a perda do indivíduo. Movimento contrário, talvez, assim como Em Direção ao Sul, bem diferente de todos os outros, embora tenha, também, um viés de olhar pra sociedade, no caso haitiana.

Em A Trama, jovens de baixa renda se reúnem para falar de literatura, do poder das palavras, do contato com outros mecanismos de expressão. As tensões são evidentes, permeadas pelo discurso da intolerância religiosa, da imigração, dos atentados recentes na França, da diferença de sotaque e educação. Discussões ricas, escolhidas a dedo, um verdadeiro presente pra quem gosta desse tipo de olhar cuidadoso, inteligente e comportamental do mundo.

Trailers

Comentários