AMOR IMPOSSÍVEL – Salmon Fishing in the Yemen

Cartaz do filme AMOR IMPOSSÍVEL – Salmon Fishing in the Yemen

Opinião

A Pesca do Salmão no Iêmen é a tradução livre do título original deste filme, baseado em livro homônimo. Optar por comercializá-lo com o horroroso clichê Amor Impossível é realmente muita falta de imaginação. Fico boquiaberta com essas opções, que praticamente menosprezam a inteligência do espectador e até a sua capacidade de interessar-se por algo que fuja do padrão comercial de títulos com “amor”, “felicidade” e coisas do gênero. E digo mais: além desse péssimo começo para um filme que é, de fato, charmoso, não acho que o amor seja impossível no filme; o que é impossível é o projeto visionado pelo xeique Mohammed (Amr Waked), mas é ele que move os personagens e deveria sim ter sido, ao menos, adaptado. Pobres e renegados salmões!

A impossibilidade desse projeto consiste na dificuldade de levar 10 mil peixes para as montanhas do Iêmen. Para tanto, a consultora de investimentos Harriet (Emily Blunt, também em A Jovem Rainha Vitória, A Mente que Mente, Os Agentes do Destino), a pedido do xeique, contrata a especialista em pesca Dr. Alfred Jones (Ewan McGregor, também em Sentidos do Amor, O Escritor Fantasma, Toda Forma de Amor) para ajudá-la a satisfazer os caprichos desse rei generoso e progressista. Claro, com apoio do governo inglês na pele da agitada assessora de imprensa do primeiro ministro (Kristin Scott Thomas, também em Há Tanto Tempo que Te Amo, A Chave de Sarah, O Garoto de Liverpool, Partir, O Paciente Inglês) que precisa de uma boa história para tirar os olhos dos cidadãos ingleses das encrencas em que a Inglaterra anda metida.

No entanto, os terroristas de plantão do Oriente Médio não gostam da intervenção do xeique, o casamento de Alfred não vai bem, Harriet está inconsolável com o sumiço do namorado, o que dá margem para as reviravoltas acontecerem. Entre bonitos cenários e boas tiradas, o diretor sueco Lasse Hallström (também de Sempre ao Seu Lado) faz crescer o clima de romance e os salmões vão compor o pano de fundo. O que não é demérito – acho até que tem um bom equilíbrio, contribuindo para o filme ser uma graciosa comédia romântica.

Trailers

Comentários