DEPOIS DE LÚCIA – Después de Lucía

Cartaz do filme DEPOIS DE LÚCIA – Después de Lucía

Opinião

O medo paralisa e nós, assistindo a DEPOIS DE LÚCIA, temos vontade de fechar os olhos em algumas cenas. Silenciar é um opção, quando é duro encarar. Alejandra (Tessa Ia) tem 15 anos, perde a mãe e tem que sair de uma pequena cidade litorânea e se mudar para a Cidade do México por causa do emprego do pai. Amoroso e preocupado, este pai precisa se adaptar à nova rotina sem a esposa e conta com uma relação boa com a filha – o que seria um grande trunfo e um porto seguro para os dois diante das ameaças da nova vida.

Mas a realidade escolar de Alejandra não é bem o que ela imaginava e a comunicação com o pai fica truncada, superficial. As armadilhas são constantes, deliberadamente aramadas pelos colegas dissimulados, egoístas e egocêntricos. Assédio, intimidação, humilhação constantes. Física, emocional, verbal.

O retrato é cruel, mas o olhar do diretor é preciso, sofrido e muito real. Michel Franco é bom e direto ao escancarar as mazelas da sociedade, sem papas na língua – NOVA ORDEM (2020) que o diga. DEPOIS DE LÚCIA ganhou prêmio da categoria Un Certain Regard, em Cannes em 2012, e é bem isso: um novo olhar, sobre o velho problema. por isso perturba tanto.

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