DESPACHADO PARA A ÍNDIA – Outsourced

Cartaz do filme DESPACHADO PARA A ÍNDIA – Outsourced
Direção:
Ano de lançamento:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Despachado para a Índia toca no curioso ponto da terceirização dos serviços para lugares como Índia e China, por causa da drástica diferença de custos. Aqui no Brasil estamos acostumados com etiquetas “made in outro país”, mas não passamos pelo que passam os americanos com os call centers, pela lógica do idioma. Com a terceirização de um serviço direto ao consumidor, muitos dos call centers de empresas americanas estão localizados na Índia, que também é anglófona, mas recebe salários bem mais baixos, além de ter um custo operacional bem menor. O filme brinca com essa realidade: como vender produtos absolutamente americanizados (se é que posso dizer isso) sem entender a alma do americano? Como o indiano, com uma realidade e valores completamente diferentes, consegue incorporar essa dinâmica?

Todd Anderson (Josh Hamilton) é americano, gerente de uma empresa de vendas por catálogo e é transferido repentinamente porque precisa treinar o novo call center da empresa que será na Índia. Não conhece nada daquele país, nem seus hábitos,  costumes ou religião. Aos poucos, e de forma graciosa, essa ambientação vai acontecendo e Todd tem uma experiência diferente e rica do outro lado do globo.

Este filme deu origem à uma série de televisão Outsourced, na NBC desde 2010. Assim como a série, o filme retrata a forma de vida dos indianos, suas tradições familiares e a integração com a vida ocidental e com as diferenças do inglês. À medida do possível, é claro.

Trailers

Comentários