HOMENS, MULHERES & FILHOS – Men, Women & Children

Cartaz do filme HOMENS, MULHERES & FILHOS – Men, Women & Children

Opinião

Não tem como não se identificar. Só quem estiver vivendo quase que literalmente no “mundo da lua”. Para os adultos que têm filhos adolescentes, a carapuça serve perfeitamente. E para os jovens, este filme, do mesmo diretor do ótimo Juno, será praticamente um espelho.

Bom vai ser se render conversa depois, porque Homens, Mulheres & Filhos não só fala dessa geração que nasceu junto com a era digital, mas também de nós, adultos, que vivenciamos o surgimento da internet, a destruição das barreiras físicas, a facilitação da comunicação global e a invasão destemida e desmedida das redes sociais em nossas vidas. Muito bom o título, por sinal. A questão maior aqui é como aproveitar as possibilidades de comunicação digital ilimitadas, sem esquecer de cativar as relações à “moda antiga”: conversas olho no olho, encontros reais, a volta do livro de cabeceira no lugar do tablet, o cultivo do ser no lugar do culto excessivo à imagem, a preservação da privacidade.

O bacana é que Jason Reitman consegue colocar isso tudo numa linguagem que vai tocar a família toda. Com o astro de A Culpa é das Estrelas, Ansel Elgort é agora um garoto viciado em videogame, que se sente sozinho, tem dificuldade de relacionar-se e encanta-se com Brandy, uma garota que é vigiada pela mãe 24 horas por dia. Assim como ela, outros pais se preocupam com os filhos, acham a internet perigosa; assim como ela, outros adultos mergulham no mundo virtual, tentando preencher o vazio da vida cotidiana.

Recomendo que seja visto em família. Assim como Reitman tratou da solidão adulta em Amor Sem Escalas, aqui ele fala disso sem rodeios, deixando bem claro que, se essa geração que já nasceu achando celular algo imprescindível não se der conta, vai acabar passando a vida alheia à realidade, no mundo da lua – termo que ganha aqui uma nova dimensão virtual, coisa que a expressão original, no século passado que terminou outro dia, não tinha.

Trailers

Comentários