PROTESTOS NO CINEMA MUNDO AFORA

Cartaz do filme PROTESTOS NO CINEMA MUNDO AFORA
Gênero:
TAGS:

Opinião

eua x john lennon11 icone_DVD

 

 

Na esteira dos protestos que acontecem no Brasil neste momento, o Cine Garimpo preparou uma lista de 10 filmes que trazem algum tipo de manifestação ao redor do globo, literalmente. Para entender o nosso mundo! Vale conferir!

 

 

 

GANDHI, de Richard Attenborough (1982)  –  emblemático e essencial, sobre a luta do pacifista indiano pela liberdade (INDIA)

OS EUA X JOHN LENNON, David Leaf e John Scheinfeld (2006) – protestos silenciosos e espinhosos de Yoko e Lennon pela paz; momento importante de mobilização contra a guerra do Vietnã (EUA)

O GRUPO BAADER-MEINHOF, de Uli Edel (2008) – grupo de jovens terroristas protestam contra a Guerra do Vietnã, contra a postura imperialista dos americanos, e optam pela manifestação violenta (ALEMANHA)

NO, de Pablo Larraín (2012) – durante a ditadura de Pinochet, no Chile, um grupo resolve protestar contra ela e lançar a campanha do NÃO ao ditador! (CHILE)

ARGO, de Ben Affleck (2012) – quando o povo iraniano se manifesta contra o apoio americano ao ditador Xá Reza Pahlevi, deposto pelo Aiatolá Khomeini na revolução islâmica. (IRÃ)

ALÉM DA LIBERDADE, de Luc Besson (2011) – ativista Aung San Suu Kyi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 1991, ficou em prisão domiciliar por 21 anos em Mianmar e até hoje luta pelo fim da repressão política no país. (MIANMAR)

EM NOME DO PAI, de Jim Sheridan (1993) – quando o católico Exército Republicano Irlandês (IRA) protesta contra a presença inglesa no país e exige que o território da Irlanda do Norte volte a se integrar à Irlanda (território autônomo). (IRLANDA)

MILK – A VOZ DA IGUALDADE, de Gus Van Sant (2009) – ativista homossexual Harvey Milk luta para que os gays tenham os mesmos direitos do que os cidadãos comuns. (EUA)

UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA, de Luiz Bolognesi (2013) – animação que mostra o protesto de um líder brasileiro nas diversas fases da história do país. (BRASIL)

SE NÃO NÓS, QUEM? Andres Veiel (2011) – jovens alemães protestam contra a Guerra do Vietnã, o imperialismo americano, o governo de ultradireita, as ditaduras, o capitalismo de uma forma geral. (ALEMANHA)

 

Comentários