WHAT HAPPENED, MISS SIMONE?

Cartaz do filme WHAT HAPPENED, MISS SIMONE?

Opinião

Claro que quem circula pelo mundo do jazz, do blues, do piano, do canto, do gospel, da música clássica, do R&B, do soul, da irreverência já está cansado de saber. E, mesmo assim, certamente vai se encantar com tanta força e tanta beleza. Pra quem não tem familiaridade com a área, para quem apenas diria ter ouvido a voz de Nina Simone, sem ao menos conseguir identificar quando, onde e o quê, entrar em contato com a vida da cantora, compositora e pianista neste documentário é um verdadeiro presente.

Eu sou uma delas. Sem qualquer repertório do gênero, me deixei envolver pelo som, pela entonação, pelas palavras, pelo olhar, pela luta de Nina Simone. Fez o maior sucesso nos anos 1960 no mundo todo, compôs canções maravilhosas, ganhou mundos e fundos, perdeu tudo, teve relações conturbadas, deixou uma filha de um casamento complexo, teve de lidar com a fama, o dinheiro, a falta dele, a bipolaridade, o câncer de mama, os maltratos. Foi ativista pelos direitos civis dos negros, amiga de Martin Luther King, lutou pela causa negra, contra a guerra do Vietnã, nem que isso tudo lhe causasse danos à carreira.

Essa vida intensa e cheia de altos e baixos é tratada com sinceridade, com imagens incríveis de shows, declarações emocionantes da cantora, depoimentos de sua filha Lisa e muitas outras passagens, lindas e fortes. What Happened, Miss Simone? foi indicado ao Oscar de melhor documentário, concorrendo com Amy, sobre a também talentosíssima artista Amy Winehouse. Páreo duro e a gente é que sai ganhando. Imperdíveis!

Trailers

Comentários