A NOITE AMERICANA – FRANÇOIS TRUFFAUT

Cartaz do filme A NOITE AMERICANA – FRANÇOIS TRUFFAUT
País:
Estado de espírito:
TAGS:

Opinião

Ao pesquisar sobre filmes que tratam sobre o próprio cinema em seu roteiro, é possível que o leitor encontre curiosos resultados sobre essa modalidade. No entanto, em sua maioria, filmes recentes acabaram abordando o tema de maneira passageira e superficial. Nenhuma obra cinematográfica aprofundou tanto no assunto quanto A Noite Americana, de François Truffaut.

O filme emociona qualquer amante da 7ª arte, pelo realismo captado pelo genial diretor francês. Truffaut, que também trabalha como ator neste e em diversas de suas obras, encarna o cineasta Ferrand, às voltas com uma produção grandiosa de nome Je vous presente Pamela, onde intrigas, ciúmes, invejas, imprevistos e problemas com a produção acontecem o tempo inteiro.

O diretor e a atriz principal começam um relacionamento amoroso, mas não levam adiante, já que Julie (Jacqueline Bisset) é comprometida. O ator principal, Alphonse (Jean-Pierre Léaud), ameaça deixar a produção e o produtor revela que o dinheiro acabou. Enquanto tudo isso acontece, a história é filmada. E as etapas de filmagem são vistas sem glamour, o que aproxima o cinéfilo apaixonado.

É quase uma pequena aula de como se fazia cinema analógicamente, com as etapas de produção sendo mostradas o tempo inteiro, tanto nos bastidores quanto em frente às câmeras, durante a ação. O título do filme é inspirado numa técnica de filmagem antiga, onde um filtro é acoplado à câmera e uma imagem noturna pode ser feita de dia. Truffaut aproveita para questionar o cinema “comercial” e o de “arte”, com um texto preciso.

O longa venceu o Oscar de filme estrangeiro, em 1974, além do BAFTA e do Globo de Ouro, dentre outros prêmios, e é considerado um clássico na brilhante carreira do diretor, falecido em 1984. Mesmo com toda a modernidade do cinema atual, ele continua mágico. É uma ode ao cinema, ao desprendimento e à mágica que a telona exerce em todos os seus aficionados.

Comentários