ESTAMOS JUNTOS

Cartaz do filme ESTAMOS JUNTOS
Direção:
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

“Você acredita que o medo pode deixar as pessoas mais egoístas?” – Carmem, personagem de Leandra Leal

Que grata surpresa este filme. Profundo e tocante na pessoa da talentosa atriz Leandra Leal e de sua personagem Carmem. Assisti ao filme justamente na semana em que o CINE PE, o festival de cinema de Recife, se encerrava. Quando li que este foi o grande vencedor, que arrebatou sete dos prêmios principais (melhor filme, diretor, atriz, roteiro, fotografia, montagem e prêmio de crítica), fiquei ainda mais satisfeita. Estamos Juntos é profundamente humano, no que o ser humano tem de mais particular: na procura pelo seu lugar ao sol, pelo encontro consigo mesmo.

Carmem é uma médica residente, que veio do interior do Rio para trabalhar em São Paulo. Mora em um pequeno apartamento no centro da cidade, trabalha em hospital público e tem um único amigo, o DJ Murilo (Cauã Reymond, também em Não Se Pode Viver Sem Amor), que é conhecido de infância. De cara a gente percebe algo diferente em Carmem. Reservada e solitária, relaciona-se mais intimamente somente com um rapaz misterioso, que não sabemos ao certo quem é. É como se o seu eu mais profundo só viesse à tona no seu apartamento, longe de todos, onde não há o que temer, onde não é preciso esconder-se, onde há segurança. No ambiente social é durona, independente e autossuficiente; no trabalho, competente e estudiosa. São duas facetas opostas que vêm à tona e se chocam, a partir da descoberta de uma grave doença. No desespero, ela tem que reavaliar sua postura, sua relação com as pessoas e o valor que têm as amizades.

Além desse aspecto humano e sensível da busca por si e pelo outro num momento de fragilidade extrema, Estamos Juntos consegue transmitir esse conflito paralelamente, através da fotografia e da abordagem que faz do centro de São Paulo. Ao mesmo tempo humano, no envolvimento da atriz com o movimento dos Sem-Teto, e desumano no tratamento dessas pessoas; ao mesmo tempo solidária no trabalho de aconselhamento médico, e cruel no preconceito; ao mesmo tempo fraterna nas amizades que se formam e solitária na imensidão dos arranha-céus. No momento da dor, tudo isso é revisto, a cidade ganha nova dimensão e novo horizonte, as relações ganham nova importância. Estamos Juntos mereceu os prêmios que ganhou e merece o seu ingresso de cinema.

Trailers

Comentários