HORAS DE VERÃO – L´Heure d´Eté

Cartaz do filme HORAS DE VERÃO – L´Heure d´Eté

Opinião

Hélène tem três filhos que moram em continentes diferentes e têm interesses distintos. Ao comemorar seus 75 anos, reúne a família e percebe que sua casa, nos arredores de Paris, já não será objeto de uso das futuras gerações, nem mesmo de seus filhos. Logo após esse encontro Hélène morre e os filhos precisam chegar a um acordo sobre o destino daquela propriedade e de tantos objetos que represam grande parte das lembranças familiares.

Adrienne (Juliette Binoche, também em Aproximação, Cópia Fiel, O Paciente Inglês) é designer nos Estados Unidos; Jérémie (Jérémie Rénier, também em O Garoto da Bicicleta, Potiche – Esposa Troféu, A Criança, O Silêncio de Lorna) trabalha em Pequim; e Frédéric (Charles Berling) é o único que mora na França e teria interesse em continuar com a casa. Os outros preferem o dinheiro para investir em outros projetos. Diante do passado e de um tempo de lembranças que já não volta, mas que ajudou a construir aquilo que são hoje, os irmãos tratam de abrir mão de caprichos particulares em prol do bem estar da família e do futuro.

Acho que essa é a grande questão: cuidar do passado enquanto memória e lembrança, mas não se apegar a ele  enquanto solução para o futuro, que ainda está para ser construído e depende das decisões do agora. Belo filme.

 

 

Trailers

Comentários