INIMIGOS PÚBLICOS – Public Enemies

Cartaz do filme INIMIGOS PÚBLICOS – Public Enemies

Opinião

J. Edgar Hoover, o chefão do FBI retratado no filme J. Edgarem cartaz com Leonardo DiCaprio, e responsável pela criação da agência americana de inteligência, diz tê-la criado pra combater os inimigos públicos que aterrorizavam os Estados Unidos nos anos seguintes à Grande Depressão de 1929. Ao invés de uma investigação à moda antiga, pautada somente por evidências e testemunhas da cena do crime, J.Edgar forma e informa seus agentes para que trabalhem com rigor científico: treinamento rigoroso, coleta de impressão digitais, análises químicas de materiais e evidências, escutas telefônicas e por aí vai. Tudo isso para combater a onda de crimes, assaltos a banco e trens que assombravam a população e menosprezavam o poder público.

Os inimigos, a que se refere o tão temido chefe por quase 50 anos, está aqui protagonizado pelo ótimo Johnny Depp (também em Alice no País das Maravilhas, Piratas do Caribe 4: Navegando em Águas Misteriosas, O Turista). Em Inimigos Públicos, Depp é o famoso e procurado John Dillinger, chefão da gangue de criminosos ousados, irônicos e extremamente perigosos, que realmente deixou as autoridades de Chicago em polvorosa nos anos 1930. Amparado por uma rede de ladrões de alto escalão espalhada por todo o território nacional, inclusive pelas prisões, faz com que Melvin Purvis (Christian Bale, também em O Império do Sol, O Vencedor), agente responsável pela captura do bandido, criasse um departamento exclusivo no FBI para investigação do paradeiro de Dillinger (aliás, a cena em que Dillinger “passeia” por essa seção da agência sem ser notado, observando toda a parafernália montada para capturá-lo, é uma das melhores).

Filmado de forma a parecer realmente sombrio e escuro, tem o aspecto claro e proposital de algo “fora da lei”. Em meio aos tiroteios, assaltos e crimes muito bem construídos, Dillinger ainda tem tempo, antes de morrer, de prometer à sua amada Billie Frechette (Marion Cotillard, também em Piaf – Um Hino ao Amor, Nine, A Origem, Meia-Noite em Paris, Contágio), que cuidaria dela. No fim das contas, o poder público elimina a rede do crime bem organizado de Dillinger, desbaratando uma das muitas gangues que se espalharam e fizeram fortunas naquelas décadas seguintes. Interessante, muito bem feito e complementar, Inimigos Públicos também mostra a própria figura de J. Edgar em situações semelhantes ao filme com DiCaprio. Vale a pena conferir as duas histórias e montar um panorama da época com filmes de ótima qualidade.

Trailers

Comentários