LISTEN

Cartaz do filme LISTEN

Opinião

LISTEN tem esse nome por dois motivos bem claros. O primeiro deles é porque Lucia é surda e sua condição dificulta bastante a vida dos pais portugueses, que moram em Londres, estão sem grana e se virando nos 30 pra tocar a vida. Escutar é uma questão no filme que, obviamente, complica as questões na escola, complica a compreensão nesse organização desorganizada da vida do casal.

Mas, indo além do óbvio, LISTEN remete também às decisões aleatórias do departamento de assistência social do Reino Unido que parte de pressupostos para tirar os filhos do casal Bela e Jota, que supostamente colocam a saúde dos filhos em risco. Decidem sem ouvir os implicados, sem ouvir o outro lado. Básica, a premissa. Coloca o espectador sempre do lado da família, mostrando uma sistema de assistência social que não assiste; que executa regras, sem olhar para o lado humano.

Tem a força da narrativa em si, do drama familiar, dos pais que recorrem a tudo que está ao alcance para reaver os filhos, mas também da condição vulnerável do imigrante. Sempre um estrangeiro, sem voz. Com 6 prêmios em Veneza, inclusive Prêmio do Júri na sessão Horizonte, é o primeiro longa da diretora Ana Rocha, que faz uma estreia sensível e potente.

Comentários