POR QUE VOCÊ PARTIU?

Cartaz do filme POR QUE VOCÊ PARTIU?

Opinião

O que é que leva um francês, apaixonado por culinária, sair do seu país e fazer carreira do outro lado do mundo? Ainda mais considerando que a França, é a França! Como eles mesmos dizem, o país onde estão os melhores ingredientes, os melhores vinhos, a melhor gastronomia do mundo?

Normalmente quem faz esse tipo de pergunta são os familiares, mais especificamente os pais. Saudosos, sentem falta dos filhos e netos longe, do negócio de família que não teve sucessor, do tempo que não volta. Foi essa a sacada do novato diretor Eric Belhassen, que vai atrás dos depoimento das famílias dos chefs Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin, Laurent Suaudeau, Alain Uzan, Frédéric Monnier e Roland Villard. Todos franceses, optaram por fazer carreira no Brasil. Isso deu um bom equilíbrio ao filme, que conta a trajetória de cada um deles, mas também mescla com questões pessoais, desilusões amorosas, desentendimentos de família, ciúme, e outras questões que toda família conhece.

Coloco Por Que Você Partiu? na prateleira dos filmes despretensiosos, que te conquistam por algum motivo. Acho que vai tecendo uma rede emotiva forte. Os chefs contam por que saíram do país, os problemas que enfrentaram no Brasil, sucessos e dessabores, regados com muita coisa saborosa da gastronomia francesa. Fez lembrar o delicioso – bem brasileiro –  O Mineiro e o Queijo, que também entra na seara emotiva, da tradição familiar e, no meu caso, da lembrança do sabor de infância.

Filmes com sabor – esse seria o lugar. Sem ser excepcional – e há coisas que são especiais exatamente por isso – esta produção é descontraída e nos convida a brindar. Assim como fazem os chefs franceses amigos em terras tupiniquins.

Trailers

Comentários