Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Duração:

Não transito bem com essa questão da ditadura da beleza. Nunca entendi esse panorama dos cabelos iguais, do desejo de corpos perfeitos, do espelhamento – e frustração – que o mundo fashion produz. Ultimamente têm surgido tendências mais interessantes, que apontam para a moda inteligente, do aproveita-o-que-você-tem, do peça-emprestado, do use-mais-de-uma-vez (pro vestido de festa). […]

Saiba mais
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito: ,
Duração:

Por Suzana Vidigal A áurea do cinema escandinavo é diferente. Tem um entorno realista, sem firulas; é naturalista, sem truques. Diferente do que dizia o movimento Dogma 95, fundado pelos diretores Thomas Vinterberg (também de A Caça) e Lars Von Trier, A Comunidade migra para os anos 1970, quando viver em repúblicas era cool, a solução para […]

Saiba mais
Roteiro:
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Este filme passou na Mostra do ano passado e, portanto, escrevi este texto naquela ocasião.   Ainda extremamente emocionada por Tristeza e Alegria, fui conversar com o diretor dinamarquês Nils Malmros, que está em São Paulo especialmente para a Mostra Internacional de Cinema. Ele tinha avisado, um pouco antes de começar o filme, que suas […]

Saiba mais
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Já não é de hoje que venho chamando a atenção para o cinema escandinavo, com destaque para o dinamarquês. Assim como o cinema argentino tem uma maneira toda particular de fazer recortes no estilo “comédia da vida privada”, os filmes dinamarqueses têm o dom, também todo particular, de retratar os “dramas da vida privada”. Ninguém […]

Saiba mais
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Thomas Vinterberg é parceiro de Lars Von Trier em um projeto bastante interessante. Em 1995, eles se juntaram para fundar o movimento Dogma 95, que estipulou 10 mandamentos para um novo cinema que seria feito a partir dali. Para encaixar-se no padrão, o filme tem que ser rodado no local, sem cenografia, som natural, câmera […]

Saiba mais
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Mads Mikkelsen é a referência nas telas quando se fala de cinema dinamarquês. Meu primeiro filme com o ator foi Depois do Casamento, da diretora Suzanne Bier. Um impacto só. . Só depois assisti a “Coco Chanel & Victor Stravinsky”, em que parece mais imaturo na tela. Aliás, acho que Mikkelsen se destaca em personagens […]

Saiba mais
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito: ,
Duração:

Antes de mergulhar nas profundezas de Submarino, é preciso dizer que quem dirige é Thomas Vinterberg. Aquele diretor dinamarquês responsável por filmes fortes, marcantes, dilacerantes como Festa de Família (em DVD) e A Caça (que passou na Mostra de Cinema de SP em 2012). Tem a mesma carga dramática das produções da conterrânea Susanne Bier […]

Saiba mais
Roteiro:
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Um incêndio queima lembranças da família, fotos, objetos que não podem ser recuperados. São essas coisas que ficam pelo caminho, como diz a tradução do título original. Quando marcos da lembrança afetiva são destruídos, o vazio se instala. Na família, a tragédia pega todos de surpresa e é preciso resgatar o passado através do mais […]

Saiba mais
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Depois de A Caça, exibido na 36a Mostra Internacional de Cinema de SP, fui atrás da  filmografia do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg. É dele a autoria do movimento Dogma 95, juntamente com Lars Von Trier (diretor de Melancolia, Anticristo), que estipularam um padrão para a produção cinematográfica (veja abaixo). Festa de Família se encaixa perfeitamente, […]

Saiba mais
Ano de lançamento:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

De novo o tema da imigração, já que Bille August é também diretor de Pelle, O Conquistador (1987), só que desta vez é para a Terra Prometida. Mas Jerusalém é também um filme de amor, muito embora seja a religião, fé, crença os grandes motores da narrativa. Até por isso acho que o diretor optou por planos extensos, sugerindo […]

Saiba mais